Deu pra entender?Não!? Então vamos lá...
Ainda segundo André Lemos a "A cibercultura é a cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais".
LÉVY, Pierre fala que a cibercultura é um movimento que oferece novas formas de comunicação.
“Esta
interconexão generalizada, utopia mínima e motor primário do
crescimento da Internet, emerge como uma nova forma de universal.” Lévy, P (pág. 118)
EXEMPLOS DE CIBERCULTURA:
Perante
a leitura do livro, do meu senso comum e de alguns artigos lidos na
internet, descobri que existem vários exemplos de cibercultura.
Vou destacar em primeiro lugar:
AS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM:
-
cada vez mais existem comunidades de aprendizagem na Web, designando-se
também pelo ensino à distância (EAD). Os centros de aprendizagem
(Universidades, centros de aprendizagem, etc.), cada vez mais proliferam
a nível mundial. A necessidade de conhecer e de aprender, com o menor
custo possível, leva instituições e empresas a reorganizar-se para
permitir o ensino on-line. Para coadjuvar, há uma série de recursos
disponibilizados na Web, tais como, os repositórios e as bibliotecas
digitais, através do e-books , como blog’s e sites educativos ou de
formação.
Em segundo lugar, destaco:
AS REDES SOCIAIS:
-
as redes sociais cada vez mais uma rotina no dia-a-dia dos cidadãos. A
necessidade de comunicar e conhecer, tem levado milhões de pessoas a
utilizar várias interfaces de comunicação, tais como o Messenger, IRC,
Facebook, Twitter, skipe, etc. Estas plataformas de comunicação têm
evoluído de tal forma, que se passou de uma comunicação textual, para a
comunicação com imagem e som em tempo real, podendo estar ligado a uma
série de informação.
Em terceiro lugar, destaco:
A ARTE SOM, DA IMAGEM E DO VÍDEO:
-actualmente
encontramos na Web, toda a multiculturalidade musical do planeta. Agora
não se compram discos, cassetes, ou mesmo quase CD’s, compram-se
músicas ou álbuns, realizando downloads.
A
imagem veicula uma série de informação, que pode ser encontrada na Web.
Quase tudo é fotografado e publicado. Existem “armazéns” de fotografias
digitais, onde cada um pode contribuir com o seu trabalho. O vídeo, e
principalmente a partir da criação do Youtube, passou a ser mais uma
ferramenta de divulgação planetária, para vários fins é claro. Com oo
vídeo aprende-se, conhecesse, divertimo-nos, etc. Anexando a este
exemplo de cibercultura, destaco, os jogos on-line. A evolução neste
campo tem sido brutal, pois o interesse económico é muito. Milhões de
cibernautas passam horas de lazer, a jogar jogos on-line ou off-line com
grupos de parceiros do mundo inteiro, na busca do mesmo objectivo.
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